top of page

Aladdinn

Aladdinn (Nureddin x Lalage) é o 2° reprodutor líder  de todos os tempos devido as suas qualidades atleticas e conformação. 
No total, ele teve 1211 filhos incluindo :
-391 campeões
-24 campeões nacionais em Halter e performance
-71 vencedores nacionais.
Até 2009, * Aladdinn tinha 136 descendentes que produziram campeões Nacionais.
O garanhão  Zaino foi criada por Erik Erlandsson, em Tomelila - Suécia onde nasceu em 1975.
Em 1978 foi Campeão Nacional da Suécia, pontuação maior do que qualquer outro garanhão  na história da criação sueca.
Ele foi importado para o EUA em 1978 pela Lasma Arabians, maior criação americana de todos os tempos e onde se tornou um sucesso instantâneo. Um "n" extra foi acrescentado ao seu nome, porque já existia uma Aladdin registrado. Em 1979 ele sagrou-se Campeão Nacional dos EUA Garanhão, o primeiro  cavalo estrangeiro a receber este título, e o  unico garanhão na história da raça a produzir  4  filhos Campeões Nacionais.

*AAF KASET (84), STRIKE (85), *ALMADEN (88) e *EXECALADDINN (89), 1 reservado Bi-Campeão Americano ALADA BASKIN e a campeã Nacional Americana SS FOLOW ME.

*AFF Kaset tambem foi campeão canadense e produziu, Van Nuggat, considerado seu mais belo filho e *AAF Kadet 1988 U.S. National Champion Futurity Champion e Campeão Nacional do Brasil, após exportado para Europa.

Aladdinn foi um sucesso instantâneo nos Estados Unidos, sendo nomeado os EUA garanhão Campeão Nacional em 1979!
* Aladdinn decorre da Sire Line de Koheilan Haifi**, conhecido por sua disposição e habilidade para atuar em competições atléticas. A "mare line" traça até Milordka. Apesar de seu pedigree ser principalmente polaco, vários países estão envolvidos. o pai de * Aladdinn,  Nureddin é filho de Witraz e  Norma, cujo pai foi Hardy - o excelente cavalo de corridas filho de Gazella II. Lalage, a mãe de * Aladdin foi criado na Inglaterra, por Gerwazy em Lafirynda, cujos pais foram importados para a Inglaterra. *
Aladdinn traça  três linhas a Gazella II, duas a Miecznik e duas a Ofir. *

**Sire Line de Kuhailan Haifi.

Originaria do garanhão importado do deserto KUHAILAN HAIFI, trazido por B. Zietarski para Gumniska, Polonia in 1931. Esta sire line teve um remendo impacto na criação polonesa. KUHAILAN HAIFI teve somente 14 produtos e morreu brevemente. Um de seu filhos foi um celebrado potro  nascido em Janow Podlaski em 1933, OFIR, que mais tarde acabou por ser o melhor reprodutor da criação polonesa após a 1° Guerra Mundial. Infelizmente, quase toda a descendência de Ofir em Janow morreu em 1939, e dos sete produtos que sobreviveram ao holocausto, duas tornaram-se nas mais valiosas broodmares - —OFIRKA and WILGA, Dam Line de GAZELLA e ODALISKA por KANKARA. Quatro potros tornaram-se garanhões chefes: WITEZ II, WYRWIDAB, WIELKI SZLEM, and WITRAZ.
WITEZ II foi retirado da Alemanha por parte das autoridades militares dos EUA sob a direção do General Patton para a América, onde fundou uma dinastia.
WYRWIDAB deixou sua marca como um garanhão na Alemanha. Wielki SZLEM é o pai da CZORT, que é o pai dos EUA garanhão Campeão Nacional El Paso. WIELKI SZLEM is the sire of CZORT, who is the sire of US National Champion stallion EL  PASO.
Em 1939, o exército alemão invadiu a Polônia, para não entegarem seuspreciosos cavalos, os poloneses fugiram com 12 dos maiores garanhões do mundo, juntamente com um grupo de 42 éguas caminharam 1.600 Km para o Haras Tersk no sul da Russia. Entre os 12 garanhões estava OFIR.
OFIR iniciou sua carreira em 1940 e foi usado até 1947.  A mais valiosa contribuição no Tersk Stud foi sua filha MAMMONA, nascida em 1939. MAMMONA foi uma das que emprendeu a ardua jornada de Haras Janow Podlasky até Tersk quando os animais estavam sendo evacuados. MAMMONA pode ser encontrada em todos os pedigrees dos maiores Garanhões Russosc. OFIR adicionou uma estrutura suave, com potentes quartos e fortes patas . WITRAZ era um cavalo compacto um típico Kuhailan-Siglavi, ele é o pai do campeão Nacional dos EUA,* BASK, que é o terceiro garanhão líder na história do Cavalo Árabe.
WITRAZ também produziu Nureddin que foi importado para o
Suécia, onde foi o pai de * Aladdinn,  "O invencível".

bottom of page